19-01-2022

R2CS realizou a reunião de encerramento da Fase 1 do projeto das Redes das Cidades Circulares em Valongo


A reunião de encerramento da Fase 1 da R2CS – Rede Circular para a Construção Sustentável realizou-se no dia 17 de janeiro no Fórum Cultural de Ermesinde, em Valongo, contando com a presença do Município de Oliveira de Frades como parceiro. O local não podia ser mais adequado aos objetivos temáticos da rede: o Fórum Cultural de Ermesinde ocupa o edifício de uma antiga unidade fabril que iniciou a sua atividade em 1910 sob a designação de Empresa Industrial de Ermesinde, dedicando-se ao fabrico da telha tipo marselha e tijolo, entre outros produtos cerâmicos. Atualmente, após a reabilitação e refuncionalização do edifício pela mão da Câmara Municipal de Valongo, o Fórum Cultural de Ermesinde é um espaço de produção e difusão artística, multifuncional, que tem revitalizado a vida cultural da cidade.

Foi, por isso, com enorme inspiração e responsabilidade que a R2CS ocupou aquele espaço para promover a sua reunião de encerramento da Fase 1. A reunião, que decorreu em formato híbrido em virtude das contingências ditadas pela pandemia que impediram a deslocação de alguns parceiros, teve como principais objetivos apresentar o Estudo Base elaborado pelo Perito de Rede, bem como a planificação e cronograma previstos para a Fase 2 do projeto.

Durante a manhã, e após as mensagens de boas-vindas do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do Secretariado da Iniciativa das Cidades Circulares, representado por Fernando Rosa, houve tempo para um divertido kahoot para explorar os conceitos-chave das Redes das Cidades Circulares antes de mergulhar no Estudo Base e na planificação das atividades para a Fase 2.

A tarde foi marcada por uma dinâmica de grupo, speed thinking, onde os parceiros puderam partilhar as suas experiências locais procurando aprofundar o foco das temáticas a desenvolver pela R2CS e avançar já com algumas propostas para as ações a desenvolver durante a Fase 2 do projeto. Em seguida, foram discutidas as questões administrativas e financeiras da Rede, bem como a comunicação a desenvolver durante a Fase 2.

A Fase 1 termina no próximo dia 31 de janeiro, com a conclusão do Estudo Base, pelo Perito de Rede, e a definição da metodologia de trabalho a adotar na Fase 2 de forma a potenciar os valores da parceria.

Siga a página da R2CS no facebook: https://www.facebook.com/R2CS.RedeCircular/

#R2CS #cidadescirculares #inc2 #gaiurb #cm_gaia #Mertola #PontedeSor #OliveiradeFrades #Valongo #RibeiraBrava(madeira) #PontaDelgada #Mangualde

 

 


Partilhe: